5 de jun. de 2010

A invenção da infância (3º Parte)


Introdução

Nesta terceira parte temos a infância com os avanços que a mídia traz as crianças, avanços esses que na maioria das vezes prejudica o desenvolvimento da criança acelerando este processo e passando por cima dos seus direitos de alem de ser criança o direito de ter “infância”.
Aqui se podem analisar alguns processos de transformação que a criança passa saindo da infância e chegando a adolescência: Na infância por volta dos 10 anos de idade a criança já atingiu cera de 80% da altura que ira ter na fase adulta em média e ao chegar na adolescência o crescimento começa a ser acelerado, diferente da segunda infância que o ritmo de crescimento era lento porém constante.
Esse ritmo acelerado de crescimento na adolescência pode ser denominado surto de crescimento adolescente que pode ter duração média de 4 anos e meio.

Características Meninos Meninas
Inicio 11 anos 09 anos
Velocidade de chegada ao pico 13 anos 11 anos
Estabilizam-se 15 anos 13 anos
Altura madura 18 anos 16 anos

Um dos fatores que podem influenciar no crescimento é o uso de esteróides, pois faz com que os ossos longos (epífises) amadureçam antes do tempo; porém quando é analisado por um médico alguma anormalidade no crescimento do individuo poderá ser receitado com o objetivo de apenas estimular esse processo.
Os ossos do carpo são completados na adolescência completando assim os 9 carpos.

Assim como a altura, o peso também em uma criança de 10 anos, ou seja, ao final da segunda infância, já atingiu um pouco mais da metade do peso adulto.
O adolescente passa por muitas mudanças e isso reflete no aumento do peso, mas cada sexo tem um motivo diferente desse aumento.



Fatores que influenciam Meninos Meninas
Altura Aumenta Aumenta
Massa muscular Aumenta Aumento não significativo
Massa adiposa Segue estável Aumenta


Os músculos amadurecem, ou seja, o que diferencia da infância é que eles se tornam mais longos e grossos e menos aquosos, o que faz eles mais fortes de forma mais intensa no sexo masculino.
A gordura aumenta no sexo feminino e no masculino é o contrario, existe uma diminuição.
A variação de peso em si não é um motivo de preocupação e sim o não crescimento da estatura.

No período de transição entre a infância para adolescência referente aos sistemas respiratórias e circulatória são:

Coração
Aumenta o tamanho cerca de 50% e dobra o peso, sedo que o sexo feminino tem um tamanho menor comparado ao masculino.
A frequência cardíaca em repouso é de 57 a 60 bpm no sexo feminino e de 62 a 63 bpm no sexo masculino e isso comparado a infância a frequência cardíaca de uma maneira geral diminui.
A pressão sanguínea sistólica aumenta de forma acelerada.

Pulmão
Aumenta rapidamente de tamanho e a capacidade respiratória.
Aumenta a capacidade vital (quantidade de ar que por ser inalada de uma vez) sendo que nos meninos começa a partir dos 12 anos devido ao coração ser maior.

Sistema nervoso
Como a sinapses são podadas durante a infância, o termino desse processo é no inicio da infância.

Hormônio

É um processo de mudança significativa na adolescência, pois a partir daí que vai desencadear todas as mudanças características dessa fase.
Tem um aumento no andrógeno da supra-renal onde segue uma sequência completa de varias mudanças nos hormônios.
O hipotálamo amadurece e começa a secretar hormônio que por fim estimula a glândula piruetaria que faz liberar os hormônios gonadotrópicos (GnRH).
A partir daí desencadeia o desenvolvimento de outras glândulas, o que faz o crescimento não somente de estatura, mas também sexual, ou seja, as gônadas amadurecem.
Essas gônadas são responsáveis pelos hormônios sexuais que dão características entre os sexos.
Durante o percurso da puberdade ocorre o aumento do hormônio sexual.

Sexo Meninos Meninas
Hormônio Testosterona Estradiol (estrogênio)
Quantidade 18 vezes 08 vezes

O desenvolvimento cognitivo-afetivo

Esses dois fatores continuam se desenvolvendo, ou seja, segundo “Pinto,C. B. G. C. apud Piaget (1977), considerou o desenvolvimento intelectual como um processo que ocorre durante toda a vida e que é concebido em seus aspectos biológicos, cognitivos, afetivos e sociais, como um todo, por meio de fases que se inter-relacionam e se sucedem até que atinjam estágios da inteligência caracterizados por maior mobilidade e estabilidade, num processo progressivo de adaptação do homem ao meio: assimilação/acomodação e superação constante, em direção a novas estruturas.

No período em que a criança entra na adolescência, esta sai do processo de acomodação devido a novos conhecimentos e entra em adaptação (assimilação), com um intelecto já existente (cognitivo), tornando um caso de perturbação com as novas etapas, porem a superação tem que ser constante, isto ocorrerá em toda a vida, pois o ser humano esta sujeito o tempo todo a adaptações, escola, trabalho, família, etc. Neste processo de transformação (mutação), o adolescente se depara com uma grande mudança no fator escola, onde o professor tem como missão trabalhar com a solução de problemas estimulando o educando a organizar seus conhecimentos através de exercícios operacionais. Agora ele se depara com um método totalmente diferente começando com o tempo de aula de 50 minutos que ocorre a troca de disciplinas e professores.

Como podemos observar no vídeo, a responsabilidade chega mais cedo para as criança sendo que hoje em dia com mais frequência. As crianças de classe media-baixa do nordeste começam a trabalho desde cedo para ajudar no sustento da família e a classe média-alta com vários tipos de atividades no dia, onde o seu tempo de lazer que podemos dizer que seria o tempo de ter “infância” acaba sendo preenchido com as responsabilidades impostas pelos pais e pelas necessidades. Sem falar na mídia que chega para atrapalhar ainda mais o tempo de infância da criança, onde elas vem passar a maioria do tempo livre em frente a televisão e muitas das vezes não acabam tendo uma boa absorção do que se é transmitido, sem falar nas músicas e danças de duplo sentido, como axés do tipo boquinha da garrafa, e vários Funk do tipo “cachorras e tigrões”, cenas de violências que acabam estimulando as crianças serem mais violentas e nas cenas de duplo sentido ou até mesmo explícitas de sexualidade como podemos ver no vídeo, ...” A música de consumo é um produto industrial que não mira a nenhuma intenção de arte, e sim a satisfação das demandas do mercado”. (Sborquia / Gallardo, 2006 apud Ec, 1998),

A infância se caracteriza por ser o primeiro período de proteção ao aprendizado. No Brasil, a fronteira entre liberdade e proteção parece não ter sido delimitada. Em nome da maior liberdade com o corpo, nossas crianças estão tendo o direito a infância roubada. Esta situação de sensualização precoce provoca aumento de ansiedade nos pais, estimula a violência sexual infantil, iniciação sexual precoce, a pedofilia e, nas classes baixas, a prostituição infantil (Sborquia / Gallardo, 2006 apud Cezimba, 1999, p. 7).

(...) Piaget afirma que a inteligência e a afetividade são indissociáveis. A afetividade intervém nas operações da inteligência, estimulando-as ou perturbando-as, podendo comprometer o desenvolvimento intelectual. Os mecanismos afetivos e cognitivos permanecem sempre indissociáveis, embora distintos, na medida em que os primeiros dependem de uma energética e os segundos, de estruturas.

Vemos então que a afetividade tem grande influência no desenvolvimento, tanto para atrapalhar quanto para ajudar, sendo assim o professor tem que estimular o educando sempre em questões positivas, pois este terá um avanço progressivo em seus conhecimentos ao contrario de um retardo.

Sendo o conhecimento algo continuo no desenvolvimento humano devido à interação com o mundo que o circundam, estes novos conhecimentos se transmitem com o sistema cognitivo já existente. Isto quando o adolescente se permite explorar novos conhecimentos, ou seja, quando não há algo que interfere, bloqueando a interação entre o sistema cognitivo e o afetivo. Mas é de grande valia que o professor tenha uma ótima didática e saiba os períodos necessários para usá-las, ou seja, é típico daquele assunto que é sempre lembrado nos cursos de Educação Física, onde o professor joga a bola de futebol entre os educando e diz para eles que a aula é futebol, ou permanece no “quarteto fantástico" composto pelas modalidades do “futebol, voleibol, Basquetebol e handebol”, sendo que o professor em si mal observa o desempenho dos alunos, suas características psicológicas e suas capacidades cognitivas, afetivo e sensório-motor, alem de que, trazem consigo bagagem cultural que deve ser muito bem aproveitada para ampliar ainda mais o desenvolvimento aluno.

Se o papel do professor é fazer nascer no aluno o desejo de aprender, sua tarefa é criar o enigma ou, mais exatamente, fazer do saber um enigma: comentá-lo ou mostrá-lo suficientemente para que se entreveja seu interesse e sua riqueza, mas calar-se a tempo para suscitar a vontade de desvendá-lo (MEIRIEU : 92).

Fica claro que o professor torna-se grande responsável em auxiliar o adolescente nesta nova faze de sua vida, já que este necessitará de auxilio nesta nova etapa (...) “oportunizando um ambiente propício, motivando e gerando confiança, utilizando recursos adequados, respeitando as dificuldades individuais e acreditando no potencial do educando, promovendo sua auto-estima e encorajando-o.”
Ou seja, o professor deve estar atualizando seus conhecimentos freqüentemente para que sua atuação profissional esteja sempre em sucesso absoluto em competência.

Referências

Gallahue e Ozmun (2005) – Compreendendo o Desenvolvimento Motor
Celeida Belchior Garcia Cintra Pinto – UniCEUB - http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/ix_conpe/51.pdf
A dança no contexto da educação física / Org. Silvia Pavesi Sborquia, Jorge Sergio Perez Galhardo. – Ijuí : Ed. Unijuí, 2006. – 120 p.