6 de jun. de 2010

Danças - contemporânea / moderna

O que pode parar uma bola e o que uma bola pode parar?

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descobrir através da dança contemporânea/moderna as variabilidades de movimentos em que o corpo pode realizar já que estas danças tem a liberdade de improvização de expressão de movimentos.

Introdução

No primeiro vídeo temos a dança contemporânea com seus métodos de expressão, onde não necessitamos de coreografias que exijam passos retos ou coreografias pré-estabelecidas, mas lembrando que ainda que ajam solos de movimentos é necessário que aja ensaio para que tenha os momentos certos para isso, e não nos prendemos a estética, já que a dança contemporânea veio de como uma forma revolucionaria de dança uma quebra de Paradigma do balé clássico e da dança moderna, “(...) A dança contemporânea sintetiza elementos de varias construções estéticas anteriores, como balé clássico e a dança moderna, buscando, assim, construir uma nova estética, uma nova linguagem e mostrar um novo corpo, portadores de valores sociais e conteúdos simbólicos explicitados por coreografias que os articulam aos movimentos.”

A música “Brazuca” de um cantor de Rap brasileiro “Gabriel O Pensador”, o cantor relata a desigualdade social entre dois irmãos, onde ambos sem estudo sendo que o mais velho tem que trabalhar para ajudar no sustento da família, enquanto o mais novo por sorte se torna jogador profissional de futebol.
O cantor vai mais alem quando nos lembra da fome; a miséria; a desnutrição etc. Enquanto por outro lado por questões da mídia e política o país continua sendo a maioria pobre e a desigualdade fica escondida pois os maiorais não se fazem enxergar. Deste modo pensamos fazer uma coreografia onde pudéssemos trazer para os alunos uma reflexão mediante a desigualdade social lembrando que podemos fazer algo para mudar desde que venhamos nos importar com este fator, já que esta questão esta cada dia mais presente em nosso cotidiano.

Já no segundo vídeo trouxemos a dança moderna pensando na dança em academias e nos clubes onde as pessoas procuram determinados tipos de dança, mas embora seja um tipo de dança mais sensual sempre lembrando da questão ético-moral, ou seja, nunca se esquecer de respeitar o próximo.
Foi utilizado o estio Reggaeton. O ritmo reggaeton é uma derivação do rap americano e o reggae jamaicano com influencias de músicas latinas como salsa, bachata, merengue entre outras, e não tem um país de origem definida, existem divergências em relação ao país de origem Porto Rico e Panamá ambos na América Central.
É uma dança muito sensual, ousado, atraente. Para alguns conservadores é uma forma de dança polemica, mas que é muito popular entre os jovens. O trabalho em grupo é muito fundamental nessa dança, pois a disputa é muito utilizada e dança de forma livre. Porém devido ser uma proposta de linguagem moderna pode ser trabalhado também na licenciatura, pois os movimentos podem ser criados, mas sempre de forma sutil para não ter excesso de sensualidade como a letra da música, porém é uma oportunidade de fazer com que os alunos na escola conheça novas possibilidades de movimentos, percepção do ritmo e conhecimentos de outras culturas, pois conforme afirma no livro A dança no contexto da educação física (2006) “cada dança, entre todas e tantas existentes, tem uma história, uma origem, e é a partir dela que podemos desenvolver as aulas”.
“...Se a dança em geral é a expressão por meio do movimento,a dança moderna em particular esta muito mais sujeita a este principio, posto que os mesmos elementos, isto é o mesmo esforço realizado com grau idêntico de energia não serviria para expressar distintos estados de animo.(Ossona, 1988)”

Metodologia

É importante entender o que é, e qual tipo de dança que se quer trabalhar seja através de coreografias ou de movimentos livres para que através desta possa- se passar uma mensagem em forma de dança, e para isso é preciso se entregar a dança, ou melhor se transportar para dentro da dança, “...Se queremos nos expressar por meio do corpo, é preciso antes conhecê-lo. Saber o que existe lá dentro, quais são as direções dos ossos, músculos e articulações, esmiuçar cada detalhe como uma criança que desmonta um brinquedo para ver como funciona, (Priscila Santos, Abril.com).
Dentro destes princípios básicos é necessário procurar estabelecer o máximo de relações entre o potencial biológico com os movimentos estabelecidos e conciliar com o fator tempo e espaço, onde é muito importante que se tenha uma percepção do espaço de cada integrante do grupo e de onde será executada a dança, o tempo da musica e de cada movimento, e através deste tipo de dança é possível associar a dança como dança artística ao contrario das danças da mídia que são contrárias as danças artísticas e muita das vezes é mal interpretada pelos receptores, Silvia/Jorge (2006) nos dão exemplos importantíssimos de que a mídia não valoriza a dança como arte corporal e sim como retorno em rendimento de dinheiro e audiência, não se importando com a faixa etária tanto de quem assiste quanto de quem executa a dança usando muita das crianças, “(...) As maneiras de compreender os produtos da mídia variam de um individuo (ou grupo de indivíduos) para outro, e de um contexto histórico-social para outro. Como em todas as formas simbólicas, o “significado” de uma mensagem transmitida pela mídia não é um fenômeno estático, permanente fixo e transparente para todos.”
Ou seja, muita das vezes a sexualidade chega precocemente para crianças e são estimuladas a tipos de danças que estas estão meramente imitando adultos sem se quer ter consciência da tradução do simbolismo que a musica passa.
...”Em nome da maior liberdade com o corpo, nossas crianças estão tendo o direito à infância roubada. Esta situação de sensualização precoce provoca aumento de ansiedade nos pais, estimula a violência sexual infantil, iniciação sexual precoce, a pedofilia e, nas classes baixas, a prostituição infantil (Silvia/Jorge (2006) apud Cezimbra,1999, p. 7)”.

Conclusão

Percebemos então quão grande importância tem o professor de Educação Física em permitir que as crianças tragam suas culturas para as aulas e com isso mostrar para elas ou melhor desvendar o que elas não conseguem enxergar o que a mídia propõe através de musicas e dança sem boas finalidades e o que isso pode causar se usadas de maneira errada. Devemos mostrar às crianças a dança como arte e fator cultural, levá-las a identificar a grande potencialidade de expressão que cada um tem através da dança.
Caso venha desenvolver um projeto de dança fora do âmbito escolar (condomínios, clubes, academias, etc.), é extremamente importante fazer uma pesquisa do publico alvo para um determinado lugar para que se tenha um bom sucesso.














Referências

Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena/Denise da Costa Oliveira. - Campinas, SP: Autores Associados , 2006. – (coleção educação física e esportes)

http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/057/equilibrio/conteudo_257334.shtml

A dança no contexto da educação física / Org. Silvia Pavesi Sborquia, Jorge Sergio Perez Galhardo. – Ijuí : Ed. Unijuí, 2006. – 120 p.

A educação pela dança / Paulina Ossona [Tradução: Norberto da Silva Neto]. – São Paulo: Summus, 1988.

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